Drugovich volta à Fórmula E para novo teste de novatos com Maserati em Berlim

A Maserati anunciou que Felipe Drugovich vai voltar à equipe na Fórmula E para disputar o teste de novatos de Berlim depois de liderá-lo em 2023. Nico Pino é o outro escolhido

O teste de novatos da Fórmula E, programado para acontecer na próxima segunda-feira (13) em Berlim, ganhou um nome de peso. Nesta terça-feira (7), a Maserati anunciou que terá o retorno de Felipe Drugovich, líder das duas sessões dedicadas a pilotos sem experiência na categoria no ano passado, novamente em 2024. Ao lado do brasileiro, o escolhido foi o jovem chileno Nico Pino, do programa de desenvolvimento da DS.

“Estou ansioso para voltar ao volante de um carro da Fórmula E neste fim de semana”, disse Drugovich. “Participei dos testes de novatos do ano passado, com a Maserati, e todos na equipe me receberam muito bem, o que tornou a experiência muito positiva”, afirmou o brasileiro, campeão da Fórmula 2 em 2022.

“Em comparação com outras categorias de monopostos em que pilotei, a Fórmula E é única, e as nuances de performance do carro Gen3 são muito divertidas e recompensadoras. Ser confiado com uma função ativa no desenvolvimento da equipe em um momento crítico da temporada é uma grande honra. Estou muito animado”, completou.

No ano passado, os dois testes de novatos da Fórmula E foram realizados em Berlim e Roma. Assim como em 2024, o teste na Alemanha é feito com 22 pilotos durante um dia inteiro, com três horas de manhã e três horas de tarde, enquanto a etapa italiana recebeu um treino livre feito exclusivamente com 11 novatos — um de cada time. A única diferença é que, ao invés de Roma, a experiência deste ano foi em Misano.

Drugovich testou pela Maserati nas duas atividades para novatos em 2023 — e liderou as duas (Foto: Fórmula E)

Drugovich liderou a atividade de Berlim no ano passado com 1min05s509, 0s101 à frente de Victor Martins, que pilotou pela Nissan. Zane Maloney completou o top-3. Em Roma, Felipe anotou 1min43s736, 0s312 à frente de Sheldon van der Linde, da Jaguar. Luca Ghiotto fechou o grupo dos três primeiros.

Nico Pino, por sua vez, foi o escolhido pelo Grupo Stellantis para ser o primeiro piloto no programa de desenvolvimento da DS — braço da Citroën que fabrica os trens de força de Maserati e DS Penske na Fórmula E. O chileno, que se dedica ao endurance em 2024, terá a primeira experiência da carreira em um carro da categoria.

“A Maserati é uma marca lendária, com uma herança rica no automobilismo que ecoa quando você ouve. Ter a oportunidade de testar o Tipo Folgore no teste de novatos significa muito para mim. Aprender com todos na equipe, Max [Günther, que venceu a corrida no Chile em 2020], Jehan [Daruvala] e Felipe [Drugovich], que já estiveram no carro, será uma grande oportunidade”, afirmou.

Nico Pino estará ao lado de Drugovich no teste de Berlim (Foto: Joao Filipe/DPPI)

“Esse é um momento especial na minha carreira. Com diferentes programas e grandes profissionais, meu objetivo é aprender o máximo possível e tirar o máximo do teste para mim e para a equipe. Mal posso esperar para ir à pista”, finalizou.

A próxima etapa da Fórmula E, que abre a segunda metade da temporada 2023/24, acontece entre os dias 11 e 12 de maio, na rodada dupla do eP de Berlim. O GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades de pista AO VIVO COM IMAGENS.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.